Maria-sem-vergonha

domingo, julho 25, 2004

alienação

Essa semana, por conta do enorme tempo livre, e minha inquietação natural, fiquei revirando minhas coisas e principalmente meus livros. Mas por obra do destino, fui "reencontrar" um, que na verdade vive na cabeceira da minha cama, mas que há muito tempo não o abria, chama-se "Arte e Alienação - o papel do artista na sociedade" de Herbert Read. Um dos textos iniciais, de um outro autor, fala sobre a definição de alienação. Lendo, me lembrei dessa nossa época de eleição, lembrei que fui chamada para trabalhar, e que deverei comparecer ao cartório eleitoral na próxima segunda feira... Bem, de qualquer forma, acho um texto interessante e que vale a pena ser lido.
 
"Entendemos por alienação um modo de experiência em que a pessoa se sente como um estranho. Poder-se-ia dizer que a pessoa se alienou de si mesma. Não se sente como centro de seu mundo, como criadora de seus próprios atos e as consequências destes transformados em seus senhores, aos quais obedece e aos quais quiçá até adora. A pessoa alienada não tem contato consigo mesma e também não o tem com nenhuma outra pessoa. Percebe a si e os demais como são percebidas as coisas: com os sentidos e com o senso comum, mas, ao mesmo tempo, sem relacionar-se produtivamente consigo mesma e com o mundo exterior."
 
Erich Fromm. Psicanálise da Sociedade Contemporânea
 
Beijos e até as próximas reflexões.
 
Kelly