Maria-sem-vergonha

quarta-feira, junho 23, 2004

vejam além da tinta





Essa é uma das falas do filme “O sorriso de Monalisa” de Mike Newell, com Júlia Roberts. Assisti a esse filme ontem, em casa, e resolvi comentar porque foi um filme que me tocou bastante. Assim como outros filmes que retratam a vida de professores me tocaram como “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Mr. Holland - Adorável Professor”, “Mentes Perigosas”... e o clássico, claro, “Ao mestre com carinho”, entre outros.

Sempre sonhei em ser professora.
Cheguei a cogitar outras profissões, a trabalhar com coisas diferentes que não fossem dar aula, mas não adianta... voltei. E é na sala de aula que me sinto realizada, feliz em poder conversar com as pessoas, tentar mudar um tiquinho que seja sua forma de pensar e ver o mundo.

Ver o mundo: “vejam além da tinta”, dizia a professora Katherine Watson às suas alunas diante de um quadro do Jackson Pollock, em 1953. Me identifiquei também, porque a personagem não era só uma professora mas era uma professora de História da Arte. E foi engraçado vê-la com os mesmos questionamentos que eu tenho. Tentar fazer alguém ver o mundo de outra forma.

Por isso, vou deixar uma história e uma frase pra pensar:

“Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar!”

Eduardo Galeano

“Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto.”
Leonardo Boff

Beijinhos e até a próxima.

Kelly Maria